quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Neurociência da Flexibilidade

O neurônio é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso. Em relação aos mecanorreceptores dois deles são importantes: os fusos musculares e os OTGs. No músculo, os fusos musculares são os principais receptores de alongamento; enquanto os OTGs são os principais mecanorreceptores sensíveis a contrações. Os receptores que sentem as forças mecânicas atuantes sobre as articulações, como a distenção e a pressão de alongamento, são chamados de mecanorreceptores articulares; e as terminações nervosas podem ser classificadas como de tipo I a IV, conforme critérios morfológicos e comportamentais.
O sistema nervoso opera através de um complexo conjunto de interações, chamadas reflexos, entre os quais estão os reflexos de alongamento, a inibição recíproca e o reflexo miotático inverso.

Além deles, a co-ativação/co-contração foi estabelecida durante vários tipos de movimento articular. A atividade neuronal pode produzir mudanças persistentes no SNC, denominadas plásticas. Essas mudanças têm implicações na reabilitação, no aprendizado motor e, em particular, no desenvolvimento da flexibilidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário