terça-feira, 24 de agosto de 2010

Musculação - Progressões - Forma de Contração Submáxima >>> Forma de Contração Máxima Atleta de Musculação Leonardo Augusto

Após um período de aproximadamente 4 meses sem alterações na carga de treinamento de musculação, ocorreu uma dificuldade de aprimoramento da força do atleta Leonardo Augusto. O mesmo estava treinando exercícios divididos em 3 programas (ABC) dentro das normativas da Forma de Contração Submáxima [a maioria dos exercícios com o volume de 8 repetições , 3 séries e pausa de 1´´15´´ (curta), duração da repetição livre]. Para incrementar aumentos na força e atender o objetivo do praticante, direcionamos sua carga de treinamento para a forma de contração máxima com um "período preparatório" de duas semanas com pequena diminuição do volume já com aumento da intensidade (ver primeira progressão):
Em duas semanas já houve uma evolução nos aumento dos pesos para os exercícios de musculação.

**

A segunda Progressão já seguiu as normativas da Forma de Contração Máxima:

Os ajustes da carga de treinamento consistiram em diminuição do número de exercícios por sessão, diminuição do volume de repetições e aumento da intensidade (peso), seguindo as sugestôes da normativa acima.

Para que o praticante pudesse treinar com a intensidade proposta de 90% de 1RM, foram realizados testes de 1RM nos exercícios Agachamento Guiado e Supino Declinado com Barra. Um pós teste após esta progressão que durou três semanas também foi realizado para medir o aumento da força que foi notado:

Obs.: Os aumentos na força muscular através a utilização de treinamento de forma de contração máxima são predominantemente em função das adaptações neurais.



O programa de retorno para a forma de contração submáxima visando adaptações morfológicas (hipertrofia muscular) está em andamento e pode ser visto logo abaixo:

Treino com as mesmas características do "período preparatório" das duas semanas anteriores à Forma de Contração Máxima porém com um período de treinamento de 6 semanas visando aproveitar ao máximo as adaptações morfológicas (hipertrofia muscular)

**em andamento

2 comentários: