quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Do Leg Press 45º para o Leg Press Vertical

Uma dúvida comum nas academias de musculação e muitas vezes não respondida por parte dos professores é a transferência da mesma intensidade absoluta (peso executado) do leg press 45º para o leg press vertical fazendo com que o praticante execute as séries com um peso baseado na sua percepção subjetiva de esforço e uma intensidade relativa um pouco diferente.
Em horários de pico (academia cheia) as pessoas não tem paciência em esperar um praticante terminar sua carga de treinamento em determinado aparelho (no caso no leg press 45º) e fazem os exercícios em outro aparelho (no caso no leg press vertical). Entretanto o peso absoluto do aparelho não significará a mesma intensidade relativa nestes dois aparelhos. Os ajustes são subjetivos, na maioria das vezes, o que não é o ideal.

Para minimizar as diferênças na mudança da máquina na intensidade relativa devemos considerar o seguinte;
Exemplo:
Uma praticante de nível avançado executa 3 séries de 8 repetições com pausa de 1 minuto e com a duração livre no leg press 45º com o peso absoluto de 200kg (1962N). Para que esta praticante treine com uma intensidade relativa semelhante no leg press vertical, devemos levar em consideração a seguinte equação para o ajuste do peso absoluto:

Movimento com Velocidade Constante

F > P x cos 45º + Atrito                  (F= Força; P= Peso; cos 45º= 0,71;  atrito guias= 1% Mancal=0,5%)

(o atrito vai depender da característica do aparelho, número de guias, mancais, etc)

Então,

F > 200 x 0,71 + 4,5
F > 146,5 kg ( 1437N ) Seria o Peso Absoluto Aproximado No Leg Press Vertical para que a praticante possa treinar com uma intensidade relativa semelhante à do Leg Press 45º


Arrancada

F > P x cos 45º + Atrito + Inércia


4 comentários:

  1. feliz natal. sobre o assunto; sua idéia de explica como funciona as cargas de treinamento e muito interessante, pois os alunos desconhece esse tipo de informação e a midia que se diz nossa aliada, vincula forma incorreta de treinamento.Precisamos melhorar as informaçoes sobre TF( Treinamento de Força ), pois os praticantes dessa modalidade sofre com esse tipo de informação subjetiva, temos que ser objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Nikolas!
    Há uma carência em relação à informação técnica e de qualidade em nossa área; no entanto, ela se deve ao fato de a maioria das pessoas não se interessarem em aprofundar-se no conhecimento científico. Quem sabe consigamos mudar esta situação, não é, meu amigo?
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir